sexta-feira, 5 de dezembro de 2003

Uma Arquitectura para o Futebol

2003-11-22
[ Jorge Figueira ]
in Publico

Uma Arquitectura
para
o Futebol

Nestes tempos confusos, de auto-estima rasteira, há um edifício que nos obriga a olhar para cima. O estádio de Braga - ainda sem nome definido -, uma obra, em construção, de Eduardo Souto Moura, faz-nos subir a adrenalina, recriando o conceito setecentista de "sublime": um medo-espanto motivado por "objectos" de grande dimensão dramaticamente suspensos na sua glória. Este efeito inebriante é resultado da articulação da escala "gigantesca" deste tipo de programa com um controlo formal que Souto Moura leva até às últimas consequências. O estádio de Braga alia extraordinariamente o apuro e a intransigência da sua arquitectura com a dimensão "espectacular" de uma grande obra de engenharia. É um "objecto" contido, apertado, controlado, mas simultaneamente exaltante, "maior que a vida". É-o ainda mais quanto remete para uma certa intemporalidade tipológica - o anfiteatro romano -, mas confronta-nos directamente com a erupção moderna da engenharia, do betão, das grandes consolas, da iluminação eléctrica.

A arquitectura de Souto Moura define-se no trabalho de redução dos elementos constituintes de cada obra, uma pesquisa paciente com referência em algumas das propostas mais radicais da arquitectura moderna do século XX. As inúmeras casas unifamiliares que realizou foram o laboratório maior dessa investigação. A realização de uma obra com as características de um estádio levantou, no entanto, a dúvida sobre a adequação desse método e os resultados que daí adviriam. Como trabalhar numa lógica formal intransigente, um programa aparentemente muito condicionado pela sua enorme complexidade infra-estrutural? Como impor uma tipologia diferente face à formatação normativa dos estádios, aparentemente movida por pressupostos técnicos e funcionais inexoráveis?

Souto Moura transforma eloquentemente estas equações em projecto. O estádio de Braga assenta numa definição tipológica muito clara, que começa com a escolha do local de implantação. No contexto do Parque Desportivo de Dume, na encosta Norte do Monte Castro, o edifício é projectado como uma operação paisagística, no seio de uma pedreira existente. Inicialmente apenas uma bancada é prevista, adoçada ao declive manipulado formalmente. Mais tarde, juntar-se-á uma segunda bancada, em correspondência com a primeira mas sem "apoio" natural, em dramática tensão. A ausência das habituais bancadas de topo - ideia central exequível por se tratar de um estádio para 30 mil espectadores - permite a abertura do estádio à paisagem envolvente, criando um forte efeito cenográfico. A necessidade de assegurar a ligação entre as duas bancadas e questões de segurança ditam a existência de uma passagem inferior, sob o campo "relvado", que se transformará numa vasta sala "hipostila" (compartimento com o tecto suportado por colunas, na terminologia grega).

Como é habitual na obra de Souto Moura, todas as operações do projecto - construção, estrutura, infra-estrutura, acabamentos - são realizadas no sentido da concretização exacta das opções tipológicas. O que aqui é desconcertante é assistirmos ao habitual processo de redução de elementos - duas bancadas, a cobertura num só gesto, o "open space" sob o campo - numa escala brutalmente ampliada. O edifício é resultado de uma redução ao "mínimo" de elementos que depois se manifestam numa dimensão exponenciada. Este efeito paradoxal transforma o carácter auto-referencial e "opaco", típico do objecto "minimalista", numa arquitectura que apela vibrantemente aos sentidos, e não somente à razão. Ou seja, é um edifício que nos toca e emociona.

Naturalmente, este sentido de economia de meios remete para obras de engenharia "pura" (pontes, barragens) mas também para a arquitectura moderna brasileira. Ao avistar o estádio, Paulo Mendes da Rocha exclamou: "Isto é o que é bonito na arquitectura: sem o Pavilhão de Portugal [de Álvaro Siza] não existiria esta obra." E assim é: a consola que cobre as duas bancadas e se transforma em linhas de cabos de aço, no espaço correspondente ao "relvado", é uma citação da "pala" do pavilhão, que remetia, aliás, para a simplicidade gestual da arquitectura moderna brasileira. Nesse sentido, ambas as obras partilham desse gosto menino de esboçar a construção do edifício num só gesto espacial.

Mas, como dizia, é a prossecução dos motivos centrais do projecto, em todas as dimensões do edifício, que verdadeiramente assinala o carácter extraordinário desta obra.

As bancadas superiores são planos inclinados, autonomizados à maneira do "neoplasticismo". O "relvado" é também uma plataforma autónoma, recortada por uma "falha" ao longo do seu perímetro, correspondendo à laje de cobertura da sala "hipostila". Esta sala é um enorme "open space" horizontal, pontuado por inúmeras "colunas", que acentua a verticalidade "piranesiana" dos acessos por escada às bancadas. A sua iluminação natural é garantida pela "falha" que delimita o campo, a céu aberto, e funcionará para acontecimentos de natureza variada.

A inclusão de elementos infra-estruturais no betão, desimpedindo a leitura do espaço, e a "rótula" que permite "resolver" o encontro construtivo entre os pilares e as lajes inclinadas das bancadas são exemplos que confirmam o controlo formal que Souto Moura mantém.

Na construção do estádio de Braga, a desmontagem da pedra foi "desenhada" em sucessivas maquetas. A presença manipulada da pedra no topo norte e nos interstícios da bancada poente - derivando directamente da experiência da Casa de Moledo - é um motivo geológico "natural" que serve para acentuar a artificialidade e depuração dos elementos arquitectónicos propriamente ditos.

Souto Moura pretende construir uma paisagem exacta num universo cada vez mais relativo e acidental. O estádio de Braga é um passo de gigante nesse sentido.

Em Barcelona, há uma obra de Gaudí que ficou conhecida como "La Pedrera" por remeter para esse imaginário. Sobre o estádio de Braga, disse ainda Mendes da Rocha, "é, neste momento, a obra em construção mais bonita do mundo".

Sem comentários:

Enviar um comentário