sábado, 15 de novembro de 2003

Os 14 Escolhidos para o "À Sombra de Deus 3"

2003-11-15
[ NUNO PASSOS ]
in Público

Os 14 Escolhidos
para o
"À Sombra de Deus 3"

Estão já escolhidos os 14 projectos musicais bracarenses que vão fazer parte da compilação "À Sombra de Deus 3", a lançar pela Câmara Municipal de Braga em Maio de 2004. Aos convidados Mão Morta, Big Fat Mamma e Demon Dagger, juntam-se o rock de Freequency e Jack In The Box, o hard rock de Spank The Monkey, o drum'n'bass de Phi, o electrónico de VortexSoundTech, o experimentalismo de Mecanosphere, o hip-hop de Zero, os cantautores The Neon Road e André Leite e o alternativo de Wave Simulator e Seis Graus de Separação.

"Fiquei surpreendido com a quantidade, qualidade e diversidade sonora que existe em Braga. Esta é uma cidade musicalmente cosmopolita e estamos num ciclo de grande força criativa, a evolução aponta para múltiplas tendências", considerou ao PÚBLICO Miguel Pedro (Mão Morta), que será o produtor artístico e executivo da colectânea. "À Sombra de Deus 3" surge igualmente como uma resposta à crescente oferta musical da capital do Baixo Minho, que, em termos comparativos, tem mais de um milhar de alunos a frequentar as suas cinco escolas de música.

Dos 12 projectos previstos inicialmente pela autarquia - que vai investir cerca de 12 mil euros -, teve de se passar para 14, devido ao elevado número de maquetas concorrentes (30). Os critérios de escolha basearam-se na coerência instrumental, na abrangência de estilos, no currículo da formação e na experiência dos intérpretes. "A selecção final foi dificílima. Foi o juízo da subjectividade, com uma escolha coerente mas não justa. Há boas bandas que ficaram de fora, inclusive algumas que nem um ano têm", sublinhou Miguel Pedro.

A compilação tem uma vertente comercial e, acima de tudo, nacional, concedendo aos grupos emergentes a aproximação aos média e ao mercado. As 1500 cópias da primeira edição devem chegar aos escaparates através de uma distribuidora e, em complemento, ser vendidas com um jornal semanário de música. "O CD deve funcionar como uma verdadeira infra-estrutura, algo que se mantenha além do tempo e que, por outro lado, sirva para fomentar a carreira das novas bandas, permitindo-lhes arranjar concertos e um eventual contrato discográfico", continuou o baterista dos Mão Morta.

Em Dezembro e Janeiro, decide-se o tema que cada colectivo vai incluir e as datas das gravações, que vão decorrer em Fevereiro, nos estúdios bracarenses da Casa do Rolão. Cada grupo terá até dois dias para gravar e conta com o apoio do técnico de som Nelson Carvalho (Mão Morta, Blind Zero). As misturas e masterização decorrem em Abril e Maio.

O músico Paulo Trindade (Seis Graus de Separação, ex-Rua do Gin) e os Mão Morta são os únicos a estar nos três "best of" da autarquia, que já lançara em 1989 e 1995 projectos como Rongwrong, Calígula, Espírito Ressacado ou Pupilas Dilatadas.

BANDAS ESCOLHIDAS

André Leite
Big Fat Mamma
Demon Dagger
Freequency
Jack In The Box
Mão Morta
Mecanosphere
Phi
Seis Graus de Separação
Spank The Monkey
The Neon Road
VortexSoundTech
Wave Simulator
Zero

Sem comentários:

Enviar um comentário