quarta-feira, 3 de março de 2004

A Cabisbaixa

As cidades são lugares centrais. Diz-se delas que são centros urbanos. E diz-se dos centros urbanos que são o centro - de distritos, de regiões, de países. O sítio mais central das cidades é o centro. Todas as cidades com carácter se orgulham do seu centro e têm nele uma parte importante da alma com que alimentam os seus habitantes. Temos o costume de chamar ao centro Baixa e, antigamente, gostávamos de ir à Baixa ver montras com os miúdos pela mão direita, porque a esquerda levavam-na ocupada com o algodão doce, as pipocas, as castanhas. Era isso no tempo em que a Baixa estava em alta, no tempo em que era altamente ir à Baixa levar um banho de urbanidade e esquecer por um domingo a fealdade do subúrbio.

Mudam-se os tempos, mudam-se as cidades. E agora a Baixa está em baixo. Vem perdendo o seu brilho. Vão-se-lhe os dedos e ficam só os anéis: belos monumentos à míngua de olhos que os mirem, estátuas tristes dando o flanco desprotegido aos "grafitti" e às pombas, testemunhando o esvaziamento populacional, a ausência do torvelinho que fazia das baixas lugares densos, habitados, envolventes. Enfim, a Baixa está cabisbaixa.

...

O coração das grandes cidades tem vindo, pois, a sofrer uma desvitalização. Um dos seus sinais mais visíveis é o enfraquecimento do controlo social informal - aquele que resulta das interacções quotidianas entre residentes e desconhecidos, da vigilância espontânea produzida pelas redes de vizinhança e pelos sentimentos de pertença do espaço. Sob a pressão destes factores ecológicos, as baixas, tendo o mesmo espaço que tinham dantes, têm contudo menos lugares. O lugar é um espaço de reconhecimentos, de interacções quentes, de pertenças e apropriações. Há lugares que, ocupando pouco espaço físico, têm um imenso espaço psicológico - e são estes que têm vindo a entrar em crise e, nalguns casos, a perder-se irremediavelmente. Quando a cidade identificada consigo própria através desta geografia dos lugares entra em crise, fica à mercê do estranho. O estranho é aquele que chega, o que vem de um algures que o torna enigmático e ilegível. E quando estamos fragilizados tendemos a lê-lo como indesejável e perigoso e não activamos os mecanismos para o seu acolhimento.

...

A terciarização dos centros empurrou, como já vimos, a função residencial para as novas periferias, que não se limitam hoje já a ser simples subúrbios, complexificando o seu tecido social e o seu leque de actividades. Elas ganham importância à mesma velocidade que o centro a perde, obrigando a pensar a gestão política dos grandes aglomerados através de uma lógica diferente da das capelinhas das câmaras municipais. E os lugares antes densos da Baixa são agora, a partir do fim do dia, terras de ninguém, espaços ocos, entregues ao escoar lento da cidade nocturna, despovoada e à mercê de intrusos e inquietações. Seria importante fixar aqui gente e actividades. No Porto, por ex., vamos ainda a tempo de corrigir parcialmente o erro de retirar as escolas de ensino superior do centro; vamos ainda a tempo de considerar as funções cultural e lúdica como estratégicas para atrair "city users" - porque a desportiva, essa, já os atrai há muito tempo, levando o nome da cidade aos quatro cantos do mundo redondo; vamos ainda a tempo de promover programas de incentivo à fixação de casais jovens na Baixa, seguindo o exemplo de municípios do interior, como o de Murça; vamos ainda a tempo de requalificar ruas e quarteirões sem que essa operação signifique uma engenharia social que obrigue as camadas com menos poder de compra a debandar das casas onde estão há gerações.

...

[LUÍS FERNANDES] qui 03 mar 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário