Solstice - a celebration of the darkest night of the year
Sábado 22 Dezembro 22h
ESPAÇO - Braga
Sublime Impulse
Sublime Impulse é um colectivo de pesquisa criativa com o propósito de tornar cada dia um dia mágico. A Sublime Impulse trabalha na área da imagem, música e performance; com a natureza como pano de fundo fundamental nestas actividades. A pesquisa actual está concentrada sobretudo no efeito do oceano nos seus mitos, e na vida tradicional das vilas pesqueiras.
Solstice
A ideia do "Solstício" cresceu de uma série de conversas entre amigos sobre fazerem uma performance juntos, e do desejo de celebrar uma importante passagem sazonal de uma forma profundamente simbólica. O Solsticio de inverno é o dia mais curto (e consequentemente a noite mais longa) do ano, e é o ponto de viragem para dias com mais luz.
Um dos rituais tradicionais do Solsticio é fazer uma refeição à luz das velas e depois passar algumas horas na escuridão, à volta da fogueira, a contar histórias do ano que passou. Fogo e luz são elementos fundamentais de qualquer ritual do Solsticio e uma das actividades planeadas para dia 22 de Dezembro é construir uma fogueira à porta do Espaço, e depois, cumprindo a tradição ancestral dos Maori, escrever um pensamento mau do ano que passou num papel e atirá-lo para a fogueira. Este sentimento de ritual acorda o nosso sentido primaveril de perigo da escuridão, e de esperança perante a luz, e abre a promessa de um ano que se avizinha feliz.
É, simplesmente, uma tentativa para fugir à rotina diária da nossa vida de trabalhador por algumas horas, e tomar atenção à natureza e ao céu que nos rodeia. Um sentimento do nosso lugar no Universo pode-nos dar a inspiração e força para o ano que vem.
Love Songs
A Sublime Impulse convidou nove artistas para tocar duas ou três canções de amor (somente versões). E, num gesto de amizade, boa vontade e liberdade criativa, todos aceitaram. Os fotógrafos Fred Rompante e Eduardo Brito foram também convidados a expôr o seu excelente trabalho. Este, que representa a natureza sob a forma da dramática paisagem escocesa e das suas montanhas (Eduardo Brito). E, no caso de Fred Rompante, a natureza representada pela póetica e idílica Vila Chã.
- Little Friend
- Old Jerusalem
- Broken Heart Police
- Sandy Kilpatrick and The Pilgrims of Light
- Neutral Reporter
- Jump Willy
- The Weatherman
- Jorge Coelho
- Mazgani
- A special performance by Censura Prévia
- Staring at the sea - Photos of Vila Chã - by Fred Rompante.
- Terras Altas – Postcards from the north of Scotland - by Eduardo Brito.
André Tentugal
Tlm: 936 292 451
www.sublime-impulse.com
Sem comentários:
Enviar um comentário